Primeiro Laudo ou Manutenção?
Você já se perguntou se o seu Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) precisa de um laudo técnico ou de manutenção?
Essa é uma dúvida recorrente entre gestores de empresas, condomínios e até mesmo residências que querem garantir segurança e estar em conformidade com as normas técnicas.
Neste post, utilizaremos uma analogia simples, porém esclarecedora, para facilitar esse entendimento.
O que é SPDA?
Primeiramente, o SPDA, também conhecido como para-raios, é um conjunto de sistemas e medidas que protegem edificações contra descargas atmosféricas.
Contudo, como qualquer sistema, ele precisa de verificações regulares e de laudos que atestem seu funcionamento adequado.
Entenda o SPDA, com essa analogia!
No vídeo a seguir, nosso engenheiro eletricista e perito, João Paulo Tortato, faz uma comparação prática para explicar as funções do SPDA:
- A lataria do carro: representa a captação do SPDA.
- As estruturas do carro: são equivalentes às descidas do SPDA, que conduzem as correntes até o solo.
- As Suspensões e rodas: compara-se à eficiência de elementos como eletrodos de aterramento.
- As medidas de proteção contra surtos (MPS): são análogas à eletrônica do carro, garantindo que circuitos sensíveis não sejam danificados por picos de energia.
Assista ao vídeo a seguir e entenda como cada elemento do SPDA se relaciona com o funcionamento seguro de um carro!
Clique e assista ao vídeo 👆
Por que é importante saber disso?
Eventualmente, negligenciar o SPDA pode gerar riscos à segurança de pessoas e prejuízos financeiros significativos.
Com efeito, tanto o laudo quanto a manutenção desempenham papéis essenciais para garantir a conformidade normativa e a eficácia do sistema.
Como a Soul Engenharia Elétrica pode te ajudar?
A Soul Engenharia Elétrica, conta com profissionais capacitados e habilitados junto ao CREA para o desenvolvimento de projetos dos Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).
Primeiro passo: a elaboração de um bom projeto de SPDA, contendo os detalhes essenciais e dimensionado conforme os requisitos mínimos da NBR5419.
Segundo passo: a escolha de um fornecedor de materiais de qualidade, visando a resistência a intempéries e robustez mecânica para aguentar um impacto direto de uma descarga atmosféricas.
Terceiro passo: execução do projeto em tela, contando com uma equipe capacitada e conduzida por um especialista na área.
Quarto passo: ensaios de continuidade elétrica e emissão do Laudo Técnico do SPDA, no momento de entrega final da obra, desta forma garantindo a conformidade normativa do início do processo até a entrega técnica.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato, vamos discutir a solução ideal para o seu empreendimento!
Clique e saiba mais!
Links para embasamento
Assuntos Pertinentes
Projeto de SPDA, Projeto de Para-Raios, Instalação de SPDA, Instalação de Para-Raios, Laudo de SPDA, Laudo de Para-Raios.